RUÍNAS DO ABAREBEBÊ FECHADA! VEJA

Sítio arqueológico da Baixada Santista, as Ruínas do Abarebebê estão parcialmente fechadas para visitações. A medida foi tomada pela Prefeitura de Peruíbe que, a partir deste mês, executará obras para reforma de parte da estrutura externa ao parque histórico. Atualmente, o local está recebendo apenas visitas agendadas ou por meio da linha turística estadual Roda São Paulo.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Peruíbe, Eduardo Monteiro Ribas, há pelo menos dois anos os banheiros estavam com problemas e causando transtornos aos visitantes. “Os sanitários estavam com problemas de infiltração. Por isso, foi necessário fechar parcialmente o parque. A Prefeitura já iniciou processo licitatório para efetuar as obras”, diz.

Ribas lembra que a obra está orçada em R$ 30 mil. “Tempos atrás, uma parte da entrada também teve a parede pichada. Mas o sítio arqueológico está intacto e protegido. Os problemas serão resolvidos e a meta é liberar o local o mais rápido possível. As Ruínas do Abarebebê são um dos patrimônios culturais e históricos mais importantes de Peruíbe e da Região”, comenta.

Ainda segundo o secretário, desde o começo de janeiro pelo menos cinco mil pessoas visitaram o local, por meio de agendamento ou pelo programa Roda São Paulo.

jornalperuibe ruinasdoabarebebe primeira igraja do brasil reforma peruibe Ruínas

Um dos principais pontos do sítio arqueológico é a Igreja do Abarebebê, que é considerada uma das primeiras construídas no Brasil. De acordo com historiadores, ela foi erguida na segunda metade do século 16 e tinha por fim catequizar índios tupis que viviam na região.

O local também abrigou o segundo Colégio de Meninos do Brasil e no seu entorno formou-se o único aldeamento do Litoral de São Paulo e que foi chamado de Aldeamento de São João Batista.

Patrimônio histórico Nacional e Paulista, as Ruínas do Abarebebê foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em 1984.

O sítio localiza-se a oito quilômetros do Centro de Peruíbe e o acesso é pela Avenida Padre Anchieta. O agendamento para visitas deve ser feito por meio do telefone 3455-9426.

Quer acompanhar todas as noticias que acontecem em Peruíbe? Curta nossa página no Facebook

JORNAL PERUÍBE: Uma viagem pela terra da “Eterna Juventude”…

Fonte;http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/com-problemas-ruinas-do-abarebebe-estao-parcialmente-fechadas-em-peruibe/?cHash=5bb2444a8015d7a5b9ed7afc6e6bd8bb

Uma ideia sobre “RUÍNAS DO ABAREBEBÊ FECHADA! VEJA

  1. Alessandra

    O mais importante é preservar a Ruína pois não se devem mexer nas construções antigas… E também precisa arrumar ao redor das ruas da Ruinas porque estão cheias de matas altas escuras e muito perigoso para família ou qualquer pessoa passear por la… Não esquecer também de cortar os matos das calçadas para os pedestres andarem nelas e não no meio da rua e serem atropeladas!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *