jornal-peruibe-trabalho-de-conscientizacao-ambiental-faz-escola-vencer-programa-realizado-pela-usp-peruibe

ESCOLA OTTONIEL JUNQUEIRA VENCE PROGRAMA REALIZADO PELA USP!

Para mostrar as ações que realizam em prol da preservação do meio ambiente, professores e alunos da E.E. Ottoniel Junqueira, unidade de ensino situada no município de Peruíbe, litoral sul paulista, participaram do prêmio Ecossistemas Costeiros, programa do Instituto de Biociências e do Parque CienTec da USP (Universidade de São Paulo) que desenvolve atividades ligadas ao estudo e conservação desse tipo de ambiente.

No programa, a unidade de ensino ficou em primeiro lugar na modalidade melhor vídeo de escolas públicas sobre mudanças climáticas globais. O vídeo foi selecionado por uma comissão julgadora constituída por especialistas da universidade no tema. A premiação aconteceu na última quarta-feira (14), no Parque Científico e Tecnológico, na capital paulista.

“Esse trabalho foi uma parceria com um professor da USP que desenvolveu um protocolo sobre mudanças climáticas e aplicou em nossa cidade nesse ano. Esse profissional capacitou nossos professores, que passaram os conhecimentos aos alunos. A partir disso os jovens foram a campo, sempre em grupos de cinco alunos, e foram desafiados a produzir um vídeo de até três minutos sobre o assunto”, destaca Hélio Cardozo, professor coordenador da escola.

“Aqui na escola nós temos um projeto chamado ‘Amar o Mar’, em que os alunos têm a oportunidade de ir para uma reserva ecológica, onde fazem a limpeza dos mangues, recolhendo inúmeros materiais recicláveis que seriam lançados no mar. Esse ano, fomos agraciados com essa conquista, um trabalho realizado do Ensino Fundamental até o Ensino Médio”, revela o professor.

Os alunos responsáveis pela produção do vídeo ganharam um tablet, cada um, além do certificado de participação do prêmio. Já os professores responsáveis pela orientação receberam certificados. Além deles, o jovem Paulo Henrique Ramos dos Anjos, também da unidade de ensino, recebeu menção honrosa especial por ter apresentado um rap sobre mudanças climáticas no IV Seminário de Educação Ambiental de Peruíbe. 

Amar o Mar

A iniciativa acontece na escola desde a chegada do novo milênio. A ideia inicial era dar foco à análise de materiais recicláveis encontrados na praia. Hoje, o projeto foi ampliado e abrange pesquisas em reservas privadas, entre outros lugares. 

“Fazemos a coleta de resíduos e análise dos rótulos e embalagens espalhadas pelo meio ambiente e que vem de vários continentes”, afirma Hélio.

Parque CienTec reúne atividades gratuitas para estudantes

Um mundo de atividades científicas e tecnológicas é o que o Parque Científico e Tecnológico da USP oferece a seus visitantes. De segunda a sábado, o local reúne exposições sobre meteorologia, matemática, música e até de relógios antigos, atividades no planetário e no laboratório de biologia, além de passeios por dentro do parque, como a “Trilha Fontes do Ipiranga”, em que os visitantes conhecem um lago composto pelas nascentes do riacho do Ipiranga.

O Parque CienTec tem entrada gratuita para as escolas estaduais, que podem fazer agendamento prévio para visitas durante a semana. As atividades são voltadas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. 

Quer acompanhar todas as noticias que acontecem em Peruíbe? Curta nossa página no Facebook

JORNAL PERUÍBE: Uma viagem pela terra da “Eterna Juventude”…

Fonte;http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/trabalho-de-conscientizacao-ambiental-faz-escola-vencer-programa-realizado-pelo-cientec

9 ideias sobre “ESCOLA OTTONIEL JUNQUEIRA VENCE PROGRAMA REALIZADO PELA USP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *